quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA...


Por Noam Chomsky

1. A estratégia da distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

2. Criar problemas e depois oferecer soluções. Esse método também é denominado “problema-ração-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” previsa para causar certa reação no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas.

3. A estratégia da gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990.

4. A estratégia de diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrificio imediato.

5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais.

6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos

7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

9. Reforçar a autoculpabilidade. Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de rebelar-se contra o sistema econômico, o indivíduo se autodesvalida e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E sem ação, não há revolução!

10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dosúltimos 50 anos, os avançosacelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes.

06/08/2003
WILLIAM BONNER CHORA “NOSSO (deles) PAI”!
Me emocionei tanto, também, que nem reparei direito de quem ele estava falando mesmo.



Noam Chomsky - Linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Caricatura (Roberto Marinho) - João de Deus Netto (1999)

RESCALDO DA BAIXARIA - 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

A TURMA DO "REMÉDIO AMARGO"... PARA OS POBRES!


SÓ OS COMENTÁRIOS...

Ana Cruz disse...

No capetalismo as crianças, os velhos e as mulheres são os primeiros e únicos a serem sacrificados para que a banca internacional continue ganhando no cassino com a agiotagem. A Imprensa Golpista trata de fazer a lavagem cerebral no povo para que os cordeiros aceitem o sacrifício no altar do mercado.


Zé Mané disse...

E assim esses fdp`s neoliberais vão quebrando o mundo! A equação é simples: eles arruinam um país e depois esse país tem que recorrer a ele$ passando a ficar de quatro perante ele$ e tendo que fazer cortes na área social, como semprel!!!!!! Essa gang aí é mestrada nessa maldita matéria do capitalismo, onde tudo passa a ser mercantilizado: da água, ao direito de se rodar numa estrada vendida a eles mesmos. Que desgraça!

Roberto Locatelli...

Como disse o cineasta estadunidense Michael Moore, o capitalismo "não pode ser regulado, tem de ser simplesmente eliminado e substituído por um sistema mais justo."
Cada fase da evolução da humanidade teve um sistema econômico próprio: economia agrícola primitiva, depois feudalismo, depois capitalismo.
O problema é que a parte privilegiada da humanidade (menos de 10%) não aceita que o sistema que a beneficia seja substituído. E essa elite faz a cabeça de boa parte da humanidade para que também rejeite qualquer evolução.

Assalariado disse...

Locatelli, se não for por evoluçao será por revolução,mesmo porque,a história da luta de classes nos mostra que,a derrubada/ passagem de um regime economico para o outro sempre foi de forma violenta,justamente porque nas sociedades passadas,como nesta,a classe dominante e exploradora do povo nunca deixaram/ deixarão o poder numa boa.É como sempre digo por aqui,o parto da criança socialista será dolorido,ou seja,o nascimento do socialismo será obra dos próprios explorados.Como disse Karl Marx : "a burguesia produz os seus próprios coveiros,..."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...