sábado, 6 de março de 2010

Ê Brasil! - O Som que sai do Piauí...


Balanço do grande Festival de Violão do Piauí.


Por Ricardo Sahão - Médico em Londrina (PR) e sempre atento às manifestações sócio-culturais.

Estive no Piauí para participar do 6º Festival Nacional de Violão do Piauí. Moro em Londrina e viajei 8 horas de avião para chegar a Teresina onde acontece um dos melhores festivais de violões do mundo e o sul maravilha ainda não sabe disso ou por estar dormindo sobre seu próprio umbigo ou por falta de cultura musical. Este festival começou e se mantém em constante aprimoramento técnico e musical graças ao empenho do prof. Cineas Santos e do violonista Erisvaldo Borges. A primeira edição do FENAVIPI ocorreu em dezembro de 2004.

Além dos shows específicos, recitais e ‘masterclass’, patrocina concurso nacional de interpretação violonística, do qual participam candidatos de todo o Brasil e até do exterior.

A realização do 6º Festival Nacional de Violão do Piauí de 25 a 28 de fevereiro de 2010 consagra este desejo de transformar o Piauí em um celeiro de instrumentistas fato que observamos graças a qualidade dos candidatos a instrumentistas e a alta performance dos convidados.

Este festival celebra Teresina como capital brasileira e mundial da musica instrumental para violão.

Os participantes Xuefei Yang ( China), Tommy Emmanuel (Austrália), Paul Galbraight ( Escócia), Nonato Luiz (Ceará) , Fabio Zanon (São Paulo), Carlos Barbosa Lima (Brasil), Nicolas de Souza Barros (Rio de Janeiro), Roberto Corrêa (Minas Gerais) , Franciel Monteiros (São Paulo) e Henrique Annes (Pernambuco) encantaram a platéia com suas apresentações.

Aconselho a vocês procurarem na internet textos e vídeos destes artistas para sentirem a grandeza deste festival.

Na noite de abertura, o violonista e percussionista australiano Tommy Emmanuel arrebatou o público com seu modo único de tocar violão com blues, jazz, spiritual, folk, rock, jazz com agilidade e precisão na execução de músicas que ganham uma nova dimensão em suas mãos através de seu estilo “free style”. O violão dedilhado com arte inigualável, e o mesmo violão fazendo as vezes de tamborim, zabumba e percussão. Tommy Emmanuel tem uma carreira de 40 anos consagrada como um virtuoso do violão popular e se apresentou pela primeira fez no Brasil em Teresina para um público que ficou encantado com sua performance.

Tommy ensinou na aula de Masterclass como ele toca o violão, como dedilha, como usa a palheta, como constrói os sons harmônicos, como compõe, como vive. Esbanjou simpatia deu uma aula de filosofia de vida distribuiu centenas de autógrafos, assinou CD, DVD autografou violões (inclusive o meu) conversou com todo mundo e tirou fotos.

Quem viu não esquece.

A chinesa Xuefei Yang demonstrou técnica impecável e controle total do instrumento interpretando musicas clássicas e musica popular brasileira. Carlos Barbosa Lima interpretou musicas próprias e brasileiras que compõem seu repertório eclético e universal. É um dos expoentes da boa música instrumental brasileira divulgando o Brasil no exterior.

Renato Correa que é compositor, instrumentista e pesquisador da viola no Brasil nos brindou com belas musicas do nosso cancioneiro popular. Cada instrumentista deu o melhor de si enriquecendo o festival com suas apresentações e aos ouvintes com seus estilos e sons diferentes e mágicos. A gente fica encantado de ver e ouvir esta ótima música feita longe dos grandes centros de produção em massa que só atendem aos interesses das grandes gravadoras.

O Piauí tem hoje uma platéia educada e sensível para ver e ouvir artistas que se apresentam tocando violão em pequenas salas de concerto devido ao aprimoramento musical desenvolvido nos últimos anos.As apresentações feitas em pequenos teatros com calorosa interação entre público e artista resgata o que de melhor tem nas artes, o momento mágico entre o músico e a platéia. Ver, ouvir e conversar com estes músicos é tão gostoso como comer pão caseiro feito na hora pela mamãe.

Realmente o FENAVIPI oferece uma qualidade de músicos e de platéia como as melhores capitais do mundo.

O Piauí existe, é lindo


Tem um povo acolhedor


Uma comida saborosa


Uma música contagiante

E o ano que vem tem o 7º Festival Nacional de Violão do Piauí.

Conheça Teresina, a bonita e verde capital do Piauí:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=730970

***********

Nota do JN (êpa!) - JenipapoNews:
Informações trazidas pelo som desses virtuosos do violão internacional dão conta de que no início do mês de junho deste 2010 acontecerá em Teresina o 8º Salão do Livro do Piauí. Participações já confirmadas de Cristóvão Tezza, Milton Atoum, Pedro Bandeira, Dráuzio Varela (confirmar), Mia Couto (Moçambique), Ond Jaki (Angola)... Peraí, quebraram o "eixo"?

3 comentários:

A. Costa disse...

Muitíssima coisa está mudando por aqui, povo do Brasil. Estamos vivenciando os últimos suspiros dos últimos quadrúpedes travestidos de políticos das oligarquias.

Helenilton - Vitória ES disse...

Tive a oportunidade de conhecer Teresina a negócios. Claro que tem as mazelas de todas as grande cidades, mais também tem uma bela paisagem verde e muita modernidade, engana-se quem pensa tratar-se de uma capital de pequeno porte como Boa Vista, Rio Branco, Porto velho, Palmas; não, Teresina é uma metrópole perdida no sertão entre dois rios. Pesquisei e vi que ela tem mais habitantes do que a nossa Vitória, pena que sem um porto pra exportar suas riquezas e incentivar mais progresso. Me surpreendi. É que pensamos que o Brasil é só aqui no Sul e Sudeste. Tem um Brasil gigantesco e lindo lá fora.

Ezequiel Freitas, de Teresina PI disse...

E se o Eike Batista comprasse o Piauí? Será que ainda assim a velha oligarquia do nosso Estado atrapalharia o desenvolvimento tão esperado há séculos? Acredito que mesmo assim o porcão Heráclito e o ensandecido senador mão santa iriam sacanear pelo fato do homem mais rico do Brasil ser doador de milhares de dólares para as campanhas do PT em todo o Brasil. Não leram aí que o pai era do governo de esquerda do João Goulart, derrubado pela tirania destas mesmas péssoas do PSDB e do finado DEMO?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...