quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

WikiLeaks - O LADO INCONVENIENTE DA DEMOCRACIA

Julian Assange, criador do WikiLeaks

Por Julian Arevalo

Antes dos escândalos que vieram à tona graças ao trabalho do WikiLeaks, a resposta tem sido a de condenar os meios pelos quais estes fatos foram revelados, e não os fatos em si. É a típica prática de matar o mensageiro que traz más notícias, e é uma clara falta de atenção para os verdadeiros problemas subjacentes. Como afirmado por Assange em referência a "Murder Colateral": "[O vídeo] envia uma mensagem que algumas pessoas dentro das Forças Armadas não gostam do que está acontecendo." Mas a solução tem sido a de silenciar as vozes dissidente em vez de revisar as práticas que levam à insatisfação popular crescente.
O tipo de trabalho realizado pela WikiLeaks desempenha um papel fundamental no cenário da Web 2.0 em que vivemos hoje. Até há poucos anos o público estava longe de ter acesso à informação como era principalmente produzidos e processados por grandes empresas que possuem os meios de comunicação. Da mesma forma, era difícil para as vozes da oposição para chegar a muitos lugares, o que facilitou a manipulação das massas baseada em informações falsas ou interpretações convenientes. Com o surgimento das redes sociais, blogs, wikis e sites de compartilhamento de vídeo, entre outros, os cidadãos comuns tornam-se grandes produtores de informações e de opiniões e encontrar muitos espaços onde debatê-las. No entanto, somente com o surgimento de sites como WikiLeaks a capacidade de acessar informações em primeira mão aparece e, a análise precisa dessa informação será o trabalho de acadêmicos, jornalistas, analistas e usuários independentes.
Enquanto aqueles com intenção de esconder informações estão se esforçando para silenciar o WikiLeaks por considerá-lo uma ameaça à democracia, é da responsabilidade de todas nossas vozes lutar pela transparência nas práticas dos governos e empresas. Nós não podemos falar de democracia nas sociedades onde as pessoas não sabem o que seus governos fazem com o poder que foi dado a eles. E se nós não gostamos da informação nas mãos do público, então, de que democracia que estamos falando?

Julian Paul AssangeJornalista e ciberativista australiano é um dos nove membros do conselho consultivo do Wikileaks, um wiki de denúncias e vazamento de informações. É também o principal porta-voz do site. Assange estudou matemática e física, foi programador e hacker, antes de se tornar porta-voz e editor chefe do Wikileaks.

Julian Arevalo é um Economista e Cientista Política colombiano.
Caricatura de Julian Assange - João de Deus Netto.

@@@@

FOTO DA INTERPOL COM SUPOSTO DISFARÇE DO ASSANGE PROCURADO POR CRIME DE ESTUPRO E PEDOFILIA... Ah, esses donos do mundo!



 
 Galeria da Arte no Esgoto



(ESGOTO)


- "Que diabos foi aquilo?!
- "Depósito de explosivos da internet..."

O ÚLTIMO VAZAMENTO...

3 comentários:

Vitor Schreiber disse...

BRAAAAVOO!!!! Para o Assange do WikiLeaks e para os excelentes posts deste Jenipapo blog. Caricatura perfeita. Mas que o cara tem um rosto frio, é verdade.

Lyggia disse...

Vitor, o cara é Sueco e tem que lidar com os criminosos mais poderosos do planeta. Querias o quê?

Tonico disse...

Não conheço nenhum ataque do ditador Fidel Castro a nenhum país do mundo, nem tenho notícias de que existem tropas e bases cubanas levando a morte para o resto do mundo!
Deve ser duro para os anti-Fidel (sem conhecê-lo), para os idiotas que escutam o tucano cantar sem saber porque, para os babacas que citam a Veja como refer~encia. Coitados.
Em tempo: a palavra COITADO é derivada de outra palvrinha bem conhecida COITO, cérebros estuprado por coito, foda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...