domingo, 30 de janeiro de 2011

Revolução no Egito...


(AFP) Os Estados Unidos perdem sua credibilidade ao defender a democratização do Egito ao mesmo tempo em que mantêm o apoio ao presidente Hosni Mubarak, no poder há três décadas, denunciou neste domingo o opositor egípcio Mohamed ElBaradei, entrevistado pela rede americana CBS.

"O governo americano não pode pedir ao povo egípcio que acredite que um ditador que está no poder há 30 anos será aquele que vai instalar a democracia no Egito", ironizou ElBaradei, entrevistado no Cairo pela produção do programa Face the Nation.

"Vocês estão perdendo a credibilidade dia após dia", alertou ElBaradei, falando do governo americano.

"Por um lado, falam em democracia, de Estado de direito, de direitos humanos, e por outro, aportam seu apoio a um ditador que continua oprimindo seu povo", destacou, insistindo que Mubarak deve deixar a presidência o quanto antes. Uma onda de protestos tomou o Cairo e a Alexandria contra a corrupção, a pobreza, repressão e o desemprego que atinge o país.

Para ElBaradei, os EUA precisam se posicionar claramente ao lado dos manifestantes.

Neste domingo, a chefe da diplomacia americana Hillary Clinton defendeu uma "transição organizada" do poder no Egito, afirmando que Hosni Mubarak não fez o suficiente pela democracia em seu país.

O Egito é um dos maiores beneficiários da ajuda americana no mundo, recebendo em torno de 1,3 bilhão de dólares por ano em ajuda militar.

Mais Revolução no Mundo Árabe, AQUI

Caricatura e montagem - João de Deus Netto


4 comentários:

Mário disse...

O novo Mundo está sendo mediado pela nova mídia. A velha que mediava os interesses americanos está perdendo crédito mundo afora. O que está acontecendo no Egito explica isso!

Bonifa disse...

Tomara que, antes dela, a China concluia seu trabalho de modernização do campo e educação das populações rurais. Revolução com gente educada e em país com infraestrutura forte com certeza terá pouca ou nenhuma violência

Lincoln disse...

É aquilo que disse há uns posts atrás: "Ô Israel, pode esperar, a sua hora vai chegar!".

Jairo disse...

Estados Unidos e Israel não querem aguardar o desfecho da revolta porque sabem que, seja qual for o governante, eles serão os únicos perdedores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...