quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

WikiLeaks: Heráclito Fortes quis armar Brasil contra Venezuela



BERNARDO MELLO FRANCO

DE SÃO PAULO

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sugeriu a Washington estimular a produção de armas no Brasil para barrar supostas ameaças de Venezuela, Irã e Rússia, afirma um telegrama secreto obtido pelo site WikiLeaks.

Ele apresentou a ideia ao ex-embaixador americano Clifford Sobel, diz informe do diplomata de 2007.

Pelo relato, Heráclito pediu uma reunião “urgente”.

Ele disse estar “verdadeiramente preocupado” com a influência do presidente venezuelano Hugo Chávez e sugeriu um plano para armar Brasil e Argentina contra a suposta ameaça bolivariana, “antes que fosse tarde”.

Ainda segundo o telegrama, o senador sugeriu acionar empresas privadas, para mascarar a ação dos EUA. Não há registros de que a ideia tenha sido executada.

Em outro telegrama, de 2008, o embaixador conta que Heráclito relatou a suposta presença de terroristas em ONG controlada por petistas no Piauí e disse temer a instalação de guerrilha esquerdista em Rondônia.

As mensagens fazem parte do pacote com milhares de comunicados diplomáticos que o WikiLeaks começou a divulgar em novembro. A Folha e outras seis publicações têm acesso ao material antes da sua divulgação no site do grupo (www.wikileaks.ch).

O senador, que não se reelegeu, negou o relato. “Não tem fundamento. Sou pacifista. Seria idiotice minha fazer uma proposta dessas.”

Colaborou FERNANDO RODRIGUES, de Brasília

Clique aqui para ler:
O inacreditável senador Herácito Fortes no WikiLeaks

Clique aqui também para ler:
Heráclito, o defensor da Boeing

Caricatura e montagem: João de Deus Netto - JenipapoNews

10 comentários:

Julio Cesar Torres disse...

Democrápulas e Tucanalhas, vendilhões da Pátria, traidores, sabotadores da economia e da segurança nacional! Isso não é traição?

Marcelo Fraga disse...

E o pior é que os ianques acham que esse boca-fofa tem alguma representatividade nessas decisões importantes...

Bernadete disse...

São alguns destes que recebem recursos em conta numeradas na Suiça e que se dizem representantes dos Brasileiros. É uma vergonha nacional!

Rubão disse...

Caraca mano, o Piauí deve ser um paraíso perfeito que não precisa de nada. E a gente sabe que não é isso. Tanto que o piauense disse nas urnas que não precisava dele. KKKKK!!! Boooa pessoal do Piauí.

Paty Floripa disse...

Belíssima composição carica/montagem. Ampliei e parece Ecoline aguada?

Nanael Soubaim disse...

Ele parece um cupcake com excesso de fermento.

Ariston Álvares Cardoso – de Goiás disse...

Os eleitores do simpático Estado do Piaui que excluiram do Congresso Nacional o Senador boca de sapo Heráclito Fortes estão de alma lavada e aqueles que ainda votaram nele nas eleições passadas, provavelmente agradecidos por terem sido advertidos para as próximas eleições, inclusive para as Estaduais quando essa besta humana poderá pretender governar um povo bom que não merece um Governo terrorista.

Luis Otávio disse...

Não necessita aceitar a opinião alheia, apenas respeitem...
Parem com esse mico de ofender as pessoas que pensam diferente de vcs!!
Daquí a pouco as sagradas regras da dinâmica social vai começar a fomentar a todos odiarem vocês e, aí, vai ser muito divertido, por conta da inversão da simpatia dos jovens e estudantes, que terminará contaminando o país todo!!!!
Vcs (da PATRULHA IDEOLÓGICA, QUE AGEM PENSANDO QUE ESTÃO PRESTANDO UM GRANDE SERVIÇO AO GOVERNO E À ESQUERDA) já são motivo de risos e piadas entre jovens de todas as classes...

JenipapoNews disse...

É sempre um prazer fazer posts dos comentários dos "diferentes", senão, corremos o risco de detonar a nossa jovem Democracia ameaçada pelo PIG e seu braço fascista, disfarçado em um tal de Instituto Millênium, chefiado pelo Ermínio Fraga e seu ex-presidente, FHC, todo dia!

marked one disse...

"A Folha e outras seis publicações têm acesso ao material antes da sua divulgação no site do grupo..."

A Folha???
O meios de comunicação que recebem os documentos antes de serem liberados no site do wikileaks são: The Guardian, El País, Le Monde, The New York Times e a revista alemã Der Spiegel.

O resto, Folha inclusa, faz materia em cima dos artigos publicados nos meios de comunicação citados acima, e espera o 'release' dos documentos ao grande publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...