sábado, 30 de abril de 2011

Papa beatificado - I


TEATRO MEDIEVAL

O teólogo Leonardo Boff, que optou deixar o sacerdócio em 1992 após ter sofrido nos anos 1980 censura do Vaticano por suas críticas à hierarquia, avalia que a figura carismática e atlética do papa "falava por si mesmo", embora fosse contraditória. "Não precisava ter escrito as 100 mil páginas que ele escreveu em documentos", diz Boff.

O teólogo diz que o papa esvaziou o "aggiornamento", conceito usado pelo Concílio Vaticano II para se referir à necessidade de atualização da Igreja frente à modernidade. “Construiu uma igreja para dentro, prolongando o velho modelo medieval. Com muito rigor e ordem, reprimiu mais de 140 teólogos que foram silenciados e as conferências episcopais (conselhos dos bispos, como a CNBB) passaram por um processo de romanização”, diz Boff.

"Foi um grande ator, que ensaiou sua própria apresentação no mundo e que teve algo positivo nisso: mostrar no mundo privatizado que o fator religioso existe e pode mover milhões. As manifestações eram shows, mas o conteúdo era fraco", diz.  Boff avalia que até mesmo o diálogo com outras religiões foram apenas diplomáticos, embora pioneiros. “São gestos pastorais, se perguntarmos qual a teologia, aparece o documento onde se apresenta uma doutrina absolutamente retrógrada, que sustenta que fora da Igreja não há salvação”, diz.

Textos: Leonardo Boff - Agências de Notícias
Títulos: Jenipaponews
Caricaturas: João de Deus Netto

8 comentários:

Samantha disse...

O nazista Bento sempre esteve por trás das eleições dos Papas, ele é um Raspuntin do Vaticano. Acelerou a morte do "super-papa" porque ele, que nunca foi otário, quis também provar do poder do Império Romano antes que ele morra e o império caia. O que já está acontecendo. O resto pra ele que se dane. Satanaz de uns tempos pra cá tem se ferrado com o que está indo também do Brasil. Vai ser derrubado do poder num guerra civil demoníaca que é bem arriscado ser sentido aqui na superfície em forma de várias tsunamis.

Isaak Schutter disse...

As visitas do João de Deus aqui no Brasile não tinha droga nenhuma de sagrado, trava-se mega shows produzidos pela CNB e Rede Globo. O que de bom ficou na visita do Woityla conservador ao estremo foi que acelerou mais a saida de fieis da sua igreja católica. Castigo que beneficiou as igrejas neo-pentecostais moderninhas mais da conta e que a garotada gosta. Aquela multidão toda nos eventos católicos são antes de tudo, de EX-CATÓLICOS. Simples assim.

Issak Schutter disse...

Na pressa digitei eventos católicos, quando o certo é EVENTOS EVANGÉLICOS COM HORDAS DE EX-CATÓLICOS.

Mossheb disse...

Morreu um cardeal espanhlo durante a encenação na praça do vaticano. A partir de amanhã vão encaminhar os documento do cara pra entrar na fila de beatificação. O argumento é que o cardeal morreu durante a chegada do papa Woityla no céu.
Isso é uma piada. Essas santificação só pode ser coisa de gente com sérios problemas mentais. Ou de espertalhões que não levam em conta nem o que pensam bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Um milhão de pessoas hoje em dia tem até m eventos hare Krishna, principalmente numa terra já povoada por 6 bilhões de cristãos, muçulmanos, xintoistas, judeus, ATEUS, corintianos, flamenguistas e o escambau.

Haroldo Meng disse...

Como diz o frei Boff, isso aí é pra proteger o papa que se foi. Proteção de que? Porque é Santo?. E quem mais acredita nisso? Só aqueles "um milhão" que foram para assistir a peça do ex-ator e ex-papa?
A humanidade está ficando velha e pela primeira vez o número de idosos ultrapassou o de jovens. Ou seja, quando começar a morrer velhos, será um efeito dominó de cristãos se indo e de jovens adoradores de iPads e são games aumentando nos templos do consumo do Santo Iguatemi. A outra parte ficará com o Edir, RR Soares. Até o Malafaia se deu mal por causa da aliança com o mentiroso do Serra.
Olhem a cara desses sujeitos fabricantes de santos. Parecem personagens do filmaço Em Nome da Rosa.

Justino - Juazeiro do Norte (CE) disse...

Sabem porque a pressa em apelidá-lo de santo? Pasmem: o infalível ré´ré "curou" uma pessoa que estava para morrer de ALZHEIMER! E adivinha o que o super papa tinha e não conseguiu se curar?
Pois é: uma cena após outra desse teatro bizarro faz de conta desta máfia moribunda.

Dodó Macedo disse...

Foram criativos, admitamos: na impossibilidade de conseguir um habeas corpus, providenciaram um habeas imagem. Foi a isso que frei Beto se referiu.

Anônimo disse...

Nunca li tanta injustiça e palavras carregadas de ódio e mentira juntas! Se aqueles que criticam a Igreja fizessem 10% do que ela faz pela humanização...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...