quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SAIBA MAIS: WikiLeaks/Nelson Johnbim


Nelson Johnbim é ministro da Defesa (dos EUA)

O ministro da defesa (dos EUA) espinafra a política externa do Brasil, num almoço com o embaixador americano, e reforça a impressão do embaixador de que o Itamaraty é antinorte-americano. Jobim é textual: a política externa brasileira tem “inclinação anti-norte-americana”. Mas o próprio embaixador se assusta com o aliado Jobim: acha que se trata de um Ministro da Defesa “inusualmente” enxerido: mete o bedelho onde não deve.

Aquele que deveria promover a defesa dos interesses nacionais brasileiros critica a política externa do Brasil e “dá a ficha” de um colega ministro, o embaixador Samuel Pinto Guimarães, que foi vice-ministro das Relações Exteriores: é alguém que “odeia os Estados Unidos”.

Lula sai de um encontro com Evo Morales, presidente da Bolívia, em La Paz. E conta a Jobim (teoricamente Ministro da Defesa do Brasil) que o presidente boliviano tem um tumor muito grave na cabeça.

E ele, Lula, tinha oferecido a Morales vir ao Brasil se tratar. O que faz o ministro da defesa (dos EUA)? Passa essa valiosíssima informação ao embaixador dos Estados Unidos, país que vive às turras com Morales e a Bolívia. Neste mesmo fim de semana, o New York Times, a propósito do Wikileaks, tratou da conversão a “espião” dos diplomatas americanos.

Trocaram em muitos casos a diplomacia pela reles espionagem. O que é um erro, segundo o editorial do New York Times: Os embaixadores americanos são agora convocados a obter o número do cartão de credito e dos cartões de milhagem de funcionários estrangeiros. “Isso é coisa para espião”, diz o New York Times e, não, para diplomata.

Durante muitos anos, o ministro serrista Nelson Jobim dividiu o apartamento funcional em Brasília com seu fraternal amigo Padim Pade Cerra. Jobim foi ministro de Fernando Henrique e por ele conduzido ao Supremo Tribunal Federal.

É um trio: Jobim, Padim Cerra e FHC.

E os três adoram os Estados Unidos

Paulo Henrique Amorim
Caricatura: João de Deus Netto/JenipapoNews

3 comentários:

Lourival disse...

E alguém ainda duvida da perspecácia e inteligência da Dilma?
Eram os milícos que escreviam: “Pessoa dotada de inteligência e liderança uma Joana D’Arc da subversão.”

Lucas/Porto Alegre disse...

Ás vezes não é possivel mudar as coisas e pessoas na velocidade com que desejaríamos. Mas o tempo é o melhor remédio e conselheiro. E água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Torçamos para que, na velocidade possível e conveniente, a PresidentA Dilma desarme a cama de gato e que todos esses “inimigos na trincheira” sejam desmascarados e levem um vigoroso pé na bunda. É o que merecem, e a nossa execração.

Ismael disse...

Gente, ela não tem nem um mês como presidenta. Temos que dar um tempo. Assim fica parecendo os jornalistas PiGuentos. Calma!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...