domingo, 16 de outubro de 2011

Com patrimônio inestimável, Vaticano diz está no vermelho...

Papa Bento XVI


Os banqueiros melhores informados calculam as riquezas do Vaticano entre DEZ A QUINZE BILHÕES DE DÓLARES. Ele (Vaticano) possui grandes investimentos em bancos, seguros, produtos químicos, aço, construções, imóveis etc. SOMENTE OS DIVIDENDOS servem para manter de pé toda a organização, INCLUÍDAS AS OBRAS DE BENEFICIÊNCIA. Tal fortuna vem sendo ACUMULADA em função das reaplicações no mercado. 


Os maiores gastos correspondem ao funcionamento da Cúria Romana, que tem cerca de 2.500 funcionários. Já o Estado da Cidade do Vaticano, que administra os 44 hectares de seu território e emprega 1.500 pessoas, registrou um déficit de 8,8 milhões de euros em 2003.



Parte do déficit se deve à doação de cerca de 10,5 milhões de euros feita pelo Estado da Cidade do Vaticano para cobrir as dívidas da Rádio Vaticano. 

Mas a Igreja tem suas compensações. Como não se considera uma corporação com fins lucrativos, não paga impostos. 

Estima-se que os ativos totais do Vaticano alcancem a cifra de chegam a US$ 15 Bilhões de Dólares! Os resultados negativos não consideram o lucrativo Banco do Vaticano - conhecido como Instituto per Le Opere di Religione.

Os cofres do suspeito Banco do Vaticano guardam cerca de US$ 3,2 bilhões - dinheiro pertencente a investidores que moram na Cidade do Vaticano. Os dividendos das operações do banco são pagos aos papas. O pontífice João Paulo 2º deixou cerca de mil apartamentos registrados em seu nome em Roma. 

O Vaticano possui ainda investimentos em bancos, seguros e participações em empresas de produtos químicos, aço, construções e imóveis. Diz-se também que a igreja é um dos maiores proprietários de terras e imóveis em todo o mundo. 

Patrimônio 

Papa João Paulo II



O patrimônio do Vaticano é de cerca de 700 milhões de euros - sem incluir as obras de arte da Santa Sede. 


O cálculo desse patrimônio não considera o valor real da Basílica de São Pedro e da Capela Sistina, considerados impossíveis de se avaliar pelo mercado imobiliário. 

Enquanto o valor das obras de arte e da basílica são inestimáveis, o Vaticano segue comprando novas propriedades e edifícios em Roma para abrigar especialmente o setor administrativo da Cúria romana. 

Diversos prédios que ficam perto do Vaticano foram adquiridos pelos religiosos. 

Óbolo de São Pedro 

O grosso da receita do Vaticano vem do Óbolo de São Pedro, sistema de arrecadação que coleta donativos de 5.627 dioceses em todo o mundo. 

O Óbulo de São Pedro arrecada cerca de 50 milhões de euros por ano. Esse dinheiro é coletado nas paróquias no dia 29 de junho, festa dos apóstolos são Pedro e são Paulo. 

Além dessa coleta institucional, o papa recebe doações pessoais, que os fiéis fazem diretamente a ele. O site do Vaticano (www.vatican.va) tem uma página para o Óbulo de São Pedro, com várias opções para a remessa. 

As contribuições dos fiéis ajudam a pagar as contas do Vaticano. Em 2002, por exemplo, doaram 85 milhões de euros para a Santa Sé. Tudo indica que estas doações feitas por fiéis despencaram em todo o mundo. 

Os doadores mais generosos, por motivos óbvios de parcerias políticas contra o Oriente Médio, foram os Estados Unidos, que lideraram o ranking de contribuições.

Ainda estão por nascerem pastores evangélicos que sequer sonhem em riquezas como a da influente Igreja de Roma.

O Vaticano vê a Espanha como um dos países mais importantes no mundo católico atualmente. Apesar de 73% dos espanhóis se dizerem católicos, apenas pouco mais de 14%, segundo pesquisa recente, vão à missa regularmente. E é aí onde a reza começa a não fazer mais efeito na captura de novos fiéis em debandada para outros grupos religiosos, como os evangélicos no Brasil, e islâmicos, pelo mundo todo. O Islã já é o maior grupo religioso do planeta.

Fontes: Folha OnLine e IstoÉ Dinheiro
Caricaturas: João de Deus Netto - JenipapoNews


 Veja POSTAGENS MAIS ANTIGAS aqui embaixo 

6 comentários:

Josivaldo disse...

Então deve ter "senadores" (Cardeais) enchendo a batina. Acorda Pedro.!!!!!

Artur - BSB disse...

Isto significa que o Cristianismo atual não é feito só por Cristo, mas é o seu produto, manipulado e adaptado pelos homens para seu uso.

Justino - Juazeiro do Norte (CE) disse...

Os católicos devem dizer amém, amém a tudo o que vier da Igreja, não é mesmo ? Pois é assim que pensavam os religiosos medievais quando mandavam para o suplício da fogueira todos os que não concordavam com os dogmas da Igreja.

Fernando H. Costa disse...

Reaplicar recursos no Mercado Financeiro ( MILHÕES DE DÓLARES QUE SOBRAM ) ao mesmo tempo em que muitos morrem de fome pelo mundo ? Afinal, qual seria uma das funções básicas da Igreja ? Tornar-se expert no mundo dos negócios ou ajudar àqueles que sofrem privações ? E não me refiro às mortes que ocorreram nos séculos passados. Refiro-me sim às mortes que ocorrem HOJE, e que são, proporcionalmente maiores que as do passado.

Leodenis disse...

Olha, perto deste império da mentira de Roma, estes pastorzinhos que invadiram as televisões são batedores de carteiras na 25 de março no Natal.

Unknown disse...

acho q esses lobos devoradores deveriam ser queimados vivos em praça publica, pois acho q oseu deus e o maldito dinheiro, em quanto na africa pessoas morrem de fome e sede esses demonios vivem em verdadeiros palacios adornados com pedras preciosas e o povo de paizes com haiti vivem na mais absoluta miseria. onde fica os encinamentos de jesus q abominava riquesas pessoais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...