terça-feira, 6 de abril de 2010

Jornalistas são pesquisados...


Governo Lula é aprovado por 92% dos jornalistas

O estudo “A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil” mostra que o governo Lula tem aprovação de 92% dos profissionais de imprensa. A pesquisa foi realizada com 212 jornalistas de mais de 70 veículos distribuídos em 42 municípios de 23 estados.
Os entrevistados também avaliam que a imprensa faz uma cobertura justa do governo. Para 45% deles, a mídia é adequadamente crítica, contra 34% que a consideram complacente e 18%, crítica em excesso.
O estudo também avaliou a percepção dos jornalistas sobre a atuação do Congresso Nacional: 73% dos pesquisados consideram o trabalho desenvolvido pelos parlamentares como ruim ou muito ruim.
O levantamento avaliou o posicionamento político dos profissionais de imprensa do País. 52% declararam preferência pela esquerda ou centro-esquerda, contra 23% de centro e 12% de centro-direita ou direita. 13% preferiram não se posicionar.
O pertencimento a partidos políticos também foi questionado. Dentre os pesquisados, apenas 15% declararam identificação com alguma legenda. Destes, 48% identificam-se com o PT, 25% com o PSDB. A lista segue com PC do B, PSol, PDT, PMDB e PV.
Sobre a situação da imprensa, 74% dos pesquisados afirmaram que o jornalismo brasileiro está na direção correta. Entretanto, existem problemas a serem enfrentados. Os mais citados no estudo foram a baixa atenção dada a temas complexos, falta de contato dos jornalistas com seus públicos e a redução dos assuntos cobertos.
A pesquisa foi publicada na revista Comunicação & Política volume 27 e está disponível aqui neste link:
http://www.cebela.org.br/site/baCMS/files/338501ART1%20Daniel%20Marcelino.pdf

8 comentários:

Unknown disse...

O PAC é o maior conto do PACO

Alfredão da V. Formosa disse...

João, como estes bandidos da direitona imoral podem dar opinião sobre algo com nome de PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO? Primeiro eles nunca nem ouviram falar em crescimento porque durante os desgovernos do maconheiro reacaido FHC, o Brasil QUEBROU TRÊS VEZES, outra coisa é que ACELERAR é dar mais IMPULSO, e estes vendião do alheio nunca sequer sairam do lugar.
Vão se catar urubús.

Fernando Fernandes disse...

O neoliberalismo do mentiroso ("esqueçam o que eu falei") – que desmontou o Estado, a nação e o trabalho, paralisou a economia causando recordes de desemprego – ainda condena a política desenvolvimentista do atual governo. Deveriam dar-se por satisfeito do Gigante Lula não ter o mesmo coportamento do grande venezuelano Chavez.

Tyago Koury disse...

No ato pró-Serra de lançamento da candidatura demo-tucana, no sábado, vão discursar:

-FHC (presidente de honra do PSDB)

-o próprio José Serra

-Sérgio Guerra (presidente do PSDB)

- Rodrigo Maia (presidente do DEMos)

- Roberto Freire (presidente do PPS)

-José Roberto Arruda (Governador do DEM atualmente em prisão) se conseguir o HC

Dessa vez, bem o que o Gilmar Mendes podia liberar um habeas-corpus para o Arruda poder participar da “festa”.

BOM É QUE UM GRANDE NÚMERO DE VIATURAS DA POLÍCIA FEDERAL VÃO SEMPRE ESTAR DISPONÍVEIS PRA IREM À ESTAS FESTA DE ARROMBA DOS TRAFICANTES DOS BENS DA NAÇÃO.

Unknown disse...

Os apoiadores da Dilma:
Maluf, Jader Barbalho, Sarney, Renam,Romero Jucá, Collor, Severino cavalcante, Inocêncio e muitos outros mais.
Tudo gente ilibada. Para saber bemquem são eles é só rever os discursos da turma do PT de pouco tempo atrás. E viva a propaganda e o marqueting.

Tyago Freitas disse...

Jenipaponews os jornalistas aqui do Piauí não tem cara, não tem vergonha na cara, não tem ideologia, não tem auto-estima, não tem compromisso com ele mesmo. Em compensação tem rabo preso e uma vontade danada de viajar para o exterior - os 40% Gays vão pra Disney ou para Parrí - ,comer e beber de graça. No próximo governo esses que estão aí babando PT, vão estar metendo o cacete e os que estão de fora, vão se esmerar em elogios de que no tempo do PT era bem melhor. É um cabaré esta imprensa daqui. Imagino que nesses Estados do Nordeste aqui seja tudo a mesma porra. Podem vir pra cima que eu tenho mais.

Valber Murtinho disse...

A dona Deusa Goldman que substituiu o Zé Ferra disse pra todo mundo em entrevista que o Zé Alagão tem ódio do Lula e ainda disse que ela diz o que pensa. O que deixa as pessoas espantada é ela dizer isso de um próprio companheiro e aliado político em ano de campanha.
Pois confiem nesta gente, confiem. A baixaria que esta máfia vai aprontar...

Dodó Macedo disse...

Toda indignação é salutar. Manda ver, Tyago Freitas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...